INTRODUÇÃO
Vamos falar sobre os Alimentos com Glúten, aqueles derivados do trigo, da aveia e do centeio. Isso devido a proteínas existentes nas sementes de algumas dessas plantas.
Quem é intolerante a essa proteína não pode consumir os alimentos descritos.
O glúten também está presente em alguns alimentos feitos com os grãos citados, temos como exemplo o pão e o macarrão.
A intolerância ao alimento com glúten pode levar a uma doença chamada celíaca, uma condição autoimune que faz com que o corpo ataque as próprias células do intestino quando em contato com o glúten.
Apesar do glúten ser uma proteína importante para a saúde, as pessoas optam por evitá-lo por causa da intolerância.
Muitos outros alimentos podem causar problemas para essas pessoas.
O QUE É INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN?
Intolerância ao glúten ou sensibilidade aos alimentos que contem glúten é um termo médico usado para descrever uma variedade de condições relacionadas à ingestão de glúten.
Alguns estudos sugerem que a intolerância ao glúten pode estar ligada a um aumento no risco de doenças autoimunes, como a doença celíaca.
A doença celíaca é uma condição grave que ocorre quando o consumo de glúten leva à destruição das células do intestino. A única maneira de tratar a doença celíaca é evitar o glúten.
SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
Os sintomas da intolerância ao glúten podem variar de leve a grave e incluem: dor abdominal, diarreia, inchaço, vômitos, náuseas, fadiga, fraqueza muscular, cãibras nas pernas e nas mãos, formigamento e dormência nas extremidades, depressão e ansiedade.
A intolerância ao glúten também pode causar problemas de pele como eczema e urticária.
Em alguns casos raros, a intolerância ao glúten pode causar doença celíaca, uma condição autoimune grave que causa danos à mucosa do intestino delgado.
A doença celíaca afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo. Outro sintoma da doença celíaca é o inchaço e a perda de peso involuntária.
Não sendo tratada adequadamente, a doença celíaca pode levar à anemia por deficiência de ferro no corpo, osteoporose e outras complicações graves.
DIAGNÓSTICO DA INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
O diagnóstico da intolerância ao glúten geralmente é feito através de um exame de sangue para detectar os anticorpos contra o glúten.
Outro teste que pode ser feito é a biópsia do intestino delgado, que mostra se há danos nos tecidos do intestino.
Caso sinta qualquer dos sintomas da intolerância ao glúten procure atendimento médico o mais rápido possível.
OS ALIMENTOS COM GLÚTEN
Os alimentos com glúten são normalmente divididos em dois grupos: os que contêm trigo e os que não contêm trigo.
Os alimentos que contêm trigo, como o pão branco e as massas, são mais propensos a causar problemas para as pessoas com intolerância ao glúten.
Os alimentos que não contêm trigo, como a aveia e a cevada, são ideais para evitar problemas para as pessoas com intolerância ao glúten.
Os alimentos que contêm glúten são usados em muitos produtos alimentícios, incluindo alguns que você pode não esperar.
O glúten também pode ser adicionado a alguns tipos de sopas e bebidas instantâneas e até alguns medicamentos.
Se você tem intolerância ao glúten, é importante ler as etiquetas dos alimentos e medicamentos para se certificar de que eles não contenham glúten.
Você também pode encontrar glúten em alguns produtos de beleza, como certos tipos de maquiagem e cremes.
Se você é intolerante ao glúten, substitua esses produtos por outros similares que são livres de glúten.
EXEMPLOS DE ALGUNS ALIMENTOS PERMITIDOS PARA QUEM É INTOLERANTE AO GLÚTEN:
– Arroz
– Aveia
– Milho
– Sorgo
– Farinha de Teff
– Tapioca
– Quinoa
– Amaranto
CONCLUSÃO
A intolerância aos alimentos com glúten pode causar uma variedade de sintomas, como diarreia, dor abdominal, náuseas, vómitos, problemas de pele, fadiga e dores de cabeça.
Se você acha que pode ser intolerante ao glúten, fale com o seu médico. Seu médico poderá fazer um teste para ver se você tem a doença celíaca.
Veja também nossos artigos sobre Alimentação Saudável, Alimentação que Aumenta a imunidade e sobre Lactose.
Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar para receber todas as novidades do Blog e não esqueça de compartilhar nas redes sociais indicadas abaixo.
0 Comentários