CURIOSIDADE SOBRE O PANETONE!
Pode ser considerado um dos muitos símbolos do Natal. Ele ganhou fama internacional e é muito consumido no Brasil durante o período natalino. Mas você sabe como surgiu o Panetone?
É um dos bolos mais famosos na Itália e é tradicionalmente servido durante as festas de Natal e Ano Novo.
A história do Panetone começa em meados do século XV, na cidade de Milão criado por um padeiro chamado Toni.
Diz-se que Toni, a pedido de seu chefe, fez uma fornada de pão e massa de torta ao mesmo tempo. De tanto cansaço, acabou colocando as frutas cristalizadas da torta na massa do pão, e tentou compensar acrescentando conservas, manteiga e ovos à receita.
Quando ele trouxe a “torta de pão” para seu chefe, ele ficou maravilhado com a criação de última hora. O resultado, como você sabe, foi um grande sucesso que dura até os dias de hoje.
Nessa época, era comum fazer bolos em formato de cone, com o tempo, esses bolos foram ganhando diversos recheios e se tornando cada vez mais populares.
E hoje é comumente encontrado em muitos supermercados e lojas especializadas do Brasil e do mundo.
A RECEITA ORIGINAL É PROTEGIDA POR LEI
Existe apenas uma receita clássica de Panetone, que está protegida por um decreto assinado na Itália.
Esse decreto determina a quantidade mínima de cada ingrediente que deve ser utilizada para fazer o pão.
Dessa forma, para fazer um verdadeiro Panetone, é preciso acertar as quantidades de farinha, sal, água, açúcar, ovos e frutas cristalizadas determinadas no decreto.
Infelizmente não sabemos nem podemos fazer a receita original, mas a nossa versão brasileira é deliciosa.
O PANETONE CHEGOU AO BRASIL GRAÇAS AOS IMIGRANTES
A chegada do Panetone no Brasil coincide com a data da Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes italianos chegaram em nosso país fugindo da guerra.
É natural que a receita tradicionalmente natalina fosse repassada entre gerações após a instalação das grandes colônias italianas por aqui, pois é um alimento muito querido e tradicional naquela terra.
A popularidade do Panetone só cresceu com o tempo, e hoje em dia é um dos principais alimentos consumidos durante o Natal.
Nós brasileiros somos criativos e sabemos como fazer nossas próprias receitas, não é mesmo?
RECEITA DE PANETONE CASEIRO
Agora, que aprendemos um pouco mais sobre a história do Panetone e ainda que não tenhamos a receita original da época, pegue papel e caneta e anote essa receita super tradicional e mãos na massa.
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo peneirada
- 3 ovos (grandes)
- 1 copo (americano) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 250 ml de leite morno
- 50 g de fermento biológico
- 300 g de frutas cristalizadas (a gosto e pode ser substituído por cubos de chocolate)
- 250 g de uva passa (sem sementes)
- 20 ml de essência de Panetone (opcional)
- Raspas de 1 limão
Modo de Preparo:
- Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (ou margarina), o leite, o fermento e a essência, por cerca de 30 segundos não mais que isso.
- Em um recipiente grande, coloque a farinha bem peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos com muito cuidado.
- Amasse muito bem até que a massa solte das suas mãos, esse é o ponto que você conhecerá como ideal.
- Em seguida, adicione as frutas cristalizadas, uvas passas e raspas do limão.
- Distribua a massa em formas para pudim com furo central ou alguma forma que você preferir mais próxima do formato de Panetone que é encontrados nas lojas de alimentos,
- Caso prefira, pode também utilizar embalagens próprias para Panetones, caso opte por forma, ela deve ser untada com margarina, até a metade da assadeira.
- Aí é só deixar a massa descansar para crescer até dobrar de tamanho.
- Faça um pequeno corte em forma de x em cima da massa, pincele com gemas batidas e leve para assar até dourar.
Rendimento: 3 Porções
Tempo do prato: 90 minutos
Dificuldade do prato: Fácil
Obs.: Dica Extra – Utilize o método Esponja para o Panetone ficar fofo, macio e úmido.
O método esponja é uma pré preparação embora soe redundante, esse método ajuda na massa, permitindo que fique no ponto correto e com a umidade certe, muita maciez e também evita o ressecamento da massa.
Consiste em uma mistura de fermento biológico, farinha, açúcar e água que fica em repouso de 3 a 5 horas.
Essa mistura deve ficar tampada com plástico-filme para não perder umidade e deve ser adicionada à receita depois, pois faz com que o Panetone fique molhadinho e tenha maior durabilidade.
A temperatura deve ser baixa, para que a massa não seque durante o processo.
Por último, é importante não deixar o Panetone assar por muito tempo, poiso o Panetone pode ficar duro e seco, meio que anulando o feito com o método esponja.
Conclusão
Podemos concluir que o Panetone caseiro é uma das Receitas Especiais para o Natal e uma ótima opção para quem quer economizar ou para quem quer saborear em família uma receita mais que tradicional.
Por fim, com essa receita, todos terão condições de fazer o tradicional Panetone, não se atenha somente a frutas cristalizadas, utilize recheios diversos como chocolate, doce de leite.
As variações são diversas e todas com um sabor maravilhoso, tenho certeza que o seu Panetone caseiro ficará tão bom e saboroso senão melhor do que o produzido nas industrias.
0 Comentários